Alimentação
março 30, 2014 postado por Blog do Cachorro


Balancear uma dieta a base de ração industrializada

Aprenda uma receita capaz de balancear uma dieta  a base de ração industrializada utilizando produtos naturais.

Afinal, quais os motivos de balancear uma dieta a base de ração? Quem acompanha o blog, já sabe que os cães não podem ser alimentados com restos de comida. Além disso, muitos produtos utilizados em nossos alimentos, são proibidos para cachorros, podendo causar envenenamento. Por outro lado faz muito bem dar comida natural feita especificamente para seu cão. Além de ser prazeroso para ele pois o aroma e o paladar de uma comida fresca são muito mais realçados do que no alimento desidratado, a alimentação natural oferece várias vantagens nutricionais sobre a alimentação industrializada, ou seja, a ração.

Aprenda uma receita capaz de balancear uma dieta a base de ração industrializada utilizando produtos naturais.

Aprenda uma receita capaz de balancear uma dieta a base de ração industrializada utilizando produtos naturais.

A intenção deste artigo é ensinar para você uma maneira simples de balancear uma dieta de um cão que come apenas ração, com uma refeição natural duas vezes por semana. Para o cachorro, o efeito desta mudança de hábito funcionará como um prêmio, mas a intenção é de balancear a qualidade nutricional de uma dieta pobre em vitaminas.

Se os dias são cheios de compromissos e nós simplesmente não podemos arrumar um tempinho para cozinhar uma comida natural para o nosso cão ou se por alguma razão consideramos que a dieta caseira pode sair mais dispendiosa do que a ração comprada, aqui vai um truque para melhorar significativamente a alimentação do seu amigão.

A receita que propomos abaixo não é em si, equilibrada (não deve ser utilizada como uma alternativa à ração), mas sua intenção é suprir a carência de uma dieta de animais que se alimentam diariamente de rações industrializadas, substituindo duas refeições por semana.

Aprenda uma receita capaz de balancear uma dieta a base de ração industrializada utilizando produtos naturais.

Aprenda uma receita capaz de balancear uma dieta a base de ração industrializada utilizando produtos naturais.

Receita para balancear uma dieta  pobre em vitaminas

  • 450 g de coração bovino cru ou levemente grelhado por fora
  • 320 g anchovas frescas ou sardinha cozidas
  • Ovos de galinha cozidos em água com a clara pouco cozida e a gema crua  (sem casca, tipo ovo quente)
  • 280 g de mix de legumes e frutas crus

 

*As doses especificadas são equivalentes a cerca de 1.350 gramas de comida.  Abaixo encontra-se uma quantidade aproximada para administração de acordo com cada animal.

Como balancear uma dieta  a base de ração – Orientação de doses recomendadas de acordo com o peso do cachorro

Peso do cachorro – Dose diária

  • 2,5 kg  – 210 g
  • 6,0 kg  – 300 g
  • 10,0 kg  – 550 g
  • 25,0 kg  – 920 g
  • 45,0 kg  – 1,350 g
Aprenda uma receita capaz de balancear uma dieta a base de ração industrializada utilizando produtos naturais.

Aprenda uma receita capaz de balancear uma dieta a base de ração industrializada utilizando produtos naturais.

Por que oferecer ao meu cachorro uma alimentação natural extra se a ração diz que contém tudo o que ele precisa?

Sinto muito em informar que a ração não está sendo exatamente honesta com você. Você acha que seu filho estaria muito bem nutrido se você oferecesse para ele apenas alimentos desidratados e que viessem embalados em pacotes e caixinhas?

Se pensarmos um pouquinho, fica fácil perceber que a ração não tem condições de oferecer a nutrição necessária, mesmo as de melhor qualidade, simplesmente pelo fato de serem desidratadas. Se você quiser saber mais sobre os problemas de oferecer uma ração industrializada para seu animalzinho leia este artigo.

Sou entusiasta de uma alimentação natural para nossos peludos, acredito que todo ser vivo tem o direito de poder se alimentar com produtos naturais, saboreando e sentindo o aroma de um alimento fresco, preparado exclusivamente para eles. A maioria das rações comercializadas hoje em dia, contém pouca proteína, muitas vezes de má qualidade, e também são certamente carentes de vitaminas, pois alguns tipos de nutrientes só podem estar presentes em alimentos naturais.

Podemos compensar esta carência nutricional, pelo menos em parte, e para isso teremos que balancear uma dieta  a base de ração, oferecendo ao cachorro uma vez por semana (duas refeições) com uma receita desenvolvida para complementar as deficiências das dietas comerciais (estas duas refeições, você poderá oferecer em dias diferentes).

Como balancear uma dieta a base de ração – O que contém nos ingredientes sugeridos nesta receita

O coração de boi contém taurina, carnitina, coenzima Q10, ribose, ácido linoleico conjugado (CLA), ácido gama-linolénico (GLA), oligoelementos e outros nutrientes.

Sardinhas são excelentes fontes de ácidos graxos ômega 3, e uma combinação de DHA e EPA que protegem naturalmente o organismo contra oxidação, além de ser uma importante fonte de proteínas, fornecendo uma gama completa de minerais, incluindo iodo e é uma forma natural de manter os níveis de zinco equilibrados. Além, é claro, de possuir uma gama completa de vitaminas, incluindo D , B12 e E , ​​que também possuem outros nutrientes, e ação antioxidante que bloqueiam o efeito nocivo dos radicais livres.

Ovos frescos fornecem nutrientes importantes para o cérebro, olhos e corpo e necessitam ser ingeridos de forma natural, não podem ser consumidos desidratados. A clara do ovo é uma fonte de proteína perfeita que contém riboflavina, magnésio, potássio, selênio e zinco. A gema contém ácidos graxos essenciais, fosfolipídeos (que contêm um ou mais grupos de fosfatos que são fundamentais para a formação das membranas de todas as células do corpo), colina, luteína, vitamina D e um conjunto completo de vitaminas, incluindo tocotrienóis que são membros da família de vitaminas E e gama-tocoferol.

Aprenda uma receita capaz de balancear uma dieta a base de ração industrializada utilizando produtos naturais.

Aprenda uma receita capaz de balancear uma dieta a base de ração industrializada utilizando produtos naturais.

Como balancear uma dieta a base de ração – Lista de sugestão de alimentos:

Para que você possa escolher quais legumes e frutas mais adequados para balancear uma dieta  a base de ração, veja abaixo algumas dicas de alimentos e compreenda também como cada um deles atuam no equilíbrio e funcionamento do organismo de nossos cães.

  •  As frutas escuras fornecem nutrientes importantes para o desenvolvimento cerebral.
  • A melancia é uma excelente fonte de licopeno, um poderoso antioxidante benéfico para o coração e outros órgãos.
  • A beterraba contêm antioxidantes que ajudam a evitar a degradação da vitamina E.
  • Os vegetais alaranjados como cenoura, abóbora, manga, melão, quando são administrados crus são uma fonte de antioxidantes benéficos para os olhos.
  • Espinafre, couve e repolho são ricos em oligoelementos e contêm antioxidantes que ajudam o cérebro, olhos e corpo.
  • Os vegetais de folhas verdes contém boro, que é um outro nutriente importante para o bom funcionamento do cérebro.
  • As verduras crucíferas, como o brócolis, especialmente, possuem propriedades anticancerígenas. No entanto é uma fonte rica em betacaroteno e este é um elemento lipossolúvel, isto significa que para atravessar a parede intestinal e conseguir ser absorvido pelo intestino, necessita de uma molécula de gordura. Portanto ao ingerir brócolis, devemos sempre procurar adicionar algum tipo de gordura, como por exemplo azeite virgem de oliva. E para o organismo de nossos peludos isso não é diferente.

 

E aí, agora você acha que vale a pena tentar balancear uma dieta a base de ração, utilizando estes produtos naturais? Faça uma experiência, seu amigão vai te amar ainda mais.

Saiba + Sobre alimentos que seu cão pode comer

Cachorro pode comer isso?

Comidas de pessoas aprovadas para cachorro texto em inglês

Veja + Sobre alimentação canina

Receita de comida caseira para cachorro

Biscoito canino 10 receitas de biscoitos para cães

Receitas para cachorro doente

Leite para cachorro – Substituto de leite materno

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Cachorros podem comer pasta de amendoim?

Imunidade – Como aumentar a imunidade do meu cachorro?

Cogumelos – Cães podem comer cogumelos?

Morangos na dieta – Cães podem comer morangos?

Arroz para cachorros – Cachorros podem comer arroz?

Cachorros podem beber leite?

Cachorro pode comer chocolate?

Pão – Cachorro pode comer pão?

Cachorro não pode comer – Alimentos que fazem mal para os cachorros

Os perigos da ração industrializada para cachorros

Comidas que cachorro não pode comer

 

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro