Alimentação
abril 24, 2013 postado por Blog do Cachorro


Aumento de preço da ração Royal Canin

Acabei de ler um artigo no jornal O Estado de São Paulo falando sobre o aumento de preço da ração ração Royal Canin. Segundo o artigo, a marca é líder no segmento de rações de linha super premium. O que chama a atenção é que as rações teoricamente subiram cerca de 1,8% e a inflação oficial medida pelo IPCA foi de 6,51%. O preço do saco de Royal com 15 quilos passou de R$ 135, preço do ano passado, para R$ 185, aumento de quase 40%.

Aumento de preço da ração Royal Canin

Quem não viu o protesto da Cobasi (pra quem não conhece a Cobasi é a maior rede de lojas de artigos para pets de São Paulo) espalhado pelas páginas de seus amigos no Facebook essa semana? A Cobasi colocou cartazes nas prateleiras de suas lojas com este aviso: “Informamos que o fornecedor deste produto impôs aumento com o qual não concordamos. Se desejar, procure orientação com os nossos colaboradores para substituí-lo com vantagens”. Apesar do anúncio ter permanecido muito pouco tempo nas prateleiras, tornou-se viral.

Ainda de acordo com o artigo, a Cobasi disse em nota que se sente obrigada a apontar aumentos que fogem da normalidade. “A Cobasi não pode ser vista como responsável por este ato. Isso é um problema do fornecedor e dos clientes das marcas”, informou. Segundo a fabricante da ração Royal Canin, o reajuste aplicado nas rações foi de 15%, mas tanto revendedores quanto consumidores garantem que o aumento foi de 40%.

cobasi_royal

O fabricante alega ainda que a alta deu-se em decorrência do aumento de preço das matérias primas, não só dos ingredientes que formulam a ração mas também da embalagem, que ficaram 25% mais caros no último ano. Madalena Spinazzola, gerente de planejamento estratégico da fabricante de rações Premiere Pet, comentou que o aumento com os gastos de matérias-primas é uma realidade antiga e que cabe às empresas prever esta situação, estabelecendo medidas preventivas de modo a não repassar grandes aumentos para o consumidor final. Ela também afirma que o aumento da Premiere Pet foi de 6% e não existem novos aumentos previstos.

Eu particularmente não compro as rações da Royal Canin. Na impossibilidade de preparar um alimento caseiro e natural, é preferível uma ração como a Premiere Formula. Isso porque a filosofia da empresa sempre foi a de se preocupar com a qualidade e procedência dos ingredientes das suas rações. Mas quem segue o blog Cachorro.co, provavelmente já deve saber que acho ruim oferecer uma ração industrializada para os cachorros. Sou a favor da alimentação com rações naturais e frescas, preparadas em casa.

Pra resumir, os proprietários de cães que utilizam a ração da Royal Canin e que possuem mais de um cachorro tiveram um aumento significativo no custo mensal de ração. Já a atitude da Cobasi em boicotar um produto com aumento abusivo poderia ser seguida por outros lojistas e consumidores.

E você o que acha?

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro