Alimentação
fevereiro 4, 2014 postado por Blog do Cachorro


Cachorros podem comer arroz?

Sera que faz mal dar arroz pra cachorro?  Posso dar arroz para meu cachorro?

Arroz para cachorros – Desde antes do advento da agricultura que os cereais fazem parte do hábito alimentar da humanidade, principalmente devido a sua facilidade de manutenção, conservação, do seu baixo custo e alto valor nutritivo. Neles encontramos diversos nutrientes tais como carboidratos, proteínas, além de gorduras, sais minerais, vitaminas e enzimas. Os cereais integrais apresentam ainda, um alto teor de fibras, extremamente benéficas ao bom funcionamento do nosso sistema digestivo. No Brasil e no oriente o arroz é um prato básico e um hábito altamente arraigado entre a população, que quase nunca falta à mesa de todas as famílias. Mas e com a dieta alimentar de nossos cães como isso funciona?

Será que eu também posso dar arroz para o meu cachorro?

Bom, a primeira coisa que me vem em mente ao tentar solucionar esta questão é que o arroz branco é facilmente digerível.
Vamos pensar um pouco, como nós, cachorros são animais com hábitos alimentares onívoros, ou seja, os cães são capazes de comer e extrair os nutrientes necessários para sua sobrevivência, tanto de carnes como de outros tipos de alimentos. Incluindo frutas, verduras e legumes, além é claro de serem capazes de digerir sem nenhum problema uma incrível variedade de grãos, não é verdade?

Também se pesquisarmos um pouco, poderemos observar que algumas rações industrializadas para cães contem arroz em sua fórmula como ingrediente. Também existem outras pessoas que adicionam o arroz na ração industrializada como um complemento, ou até para dar mais sabor à ração e incrementar um pouco a dieta básica de seus peludos. Mas por que? Será que simplesmente porque é um alimento de fácil digestão?

Arroz é bom para cachorro?

Arroz é bom para cachorro?

Enfim, a esta altura, você já tem certeza que é seguro oferecer arroz ao seu cão. Uma curiosidade interessante sobre a utilização de arroz branco é que ele pode ser um aliando interessante para aliviar a diarreia. No entanto, fornecer arroz puro em uma dieta regular, certamente não irá fornecer os nutrientes essenciais necessários para a alimentação de seu canino, além é claro de que uma dieta baseada em carboidratos faria com que seu cão ganhasse um peso extra considerável.

Cachorros podem comer arroz?   Arroz Branco X Arroz integral

Você pode adicionar na dieta de seu peludo, tanto arroz integral quanto o arroz branco. O arroz integral irá fornecer mais proteína e menos gordura, é mais caro, e leva quase o dobro do tempo para cozinhar. O arroz branco cozinha quase que instantaneamente e é a melhor escolha quando se trata o estômago de um cachorro. Além disso, uma vez que o arroz branco é fácil de mastigar, pode ser uma fonte consistente de energia para cães idosos, quando adicionado a uma alimentação regular.

Arroz é bom para cachorro?

Arroz é bom para cachorro?

Cachorros podem comer arroz?   Arroz para cães com diarreia

Se seu cachorro estiver com intestino solto, ou suas fezes estiverem pastosas com mal cheiro, lembre-se que a  diarreia não é uma doença, mas sim um sintoma de uma doença no trato gastrointestinal e muitas vezes pode ter ocorrido porque o seu cão tenha comido algo que não fez bem para ele ou até mesmo pode ser uma reação por causa de stress. Se o seu cão estiver com diarreia, você pode portanto tentar introduzir um pouco de arroz integral ou branco à sua dieta, isso talvez poderá ajudar a absorver o líquido extra em seu trato gastrointestinal, melhorando assim um pouco da diarreia.

Cachorros podem comer arroz?  No caso da diarreia, quando dar arroz e quando chamar o veterinário?

Diarreias não podem durar mais de 48 horas, se você estiver optando por acrescentar arroz à dieta para ajudar a aliviar a evacuação. Carne moída cozida também funciona bem para regular o desconforto gástrico e complementa a parte nutricional. No entanto se seu cão estiver com fezes pretas ou fezes com sangue vermelho brilhante, tiver com perda de apetite, letárgico, com vômitos frequentes, ou aparentar ter dores abdominais, leve-o a um veterinário imediatamente. Cães idosos e cães com doenças crônicas podem enfraquecer rapidamente e ficam severamente desidratados se passarem por um período de diarreia prolongada.

Cachorros podem comer arroz?  Como se prepara arroz para cachorro?

Você deverá preparar arroz para o seu cão da mesma forma que iria prepará-lo para si mesmo:

  • Coloque em uma panela 1 xícara de arroz branco
  • Adicione 4 xícara de água e uma pitada de sal
  • Cozinhe por aproximadamente 10 minutos ou até a água secar
  • Afofe o arroz com um garfo e deixe descansar por alguns minutos, não sirva muito quente!

 

Nunca sirva arroz para o seu cão se ele não estiver completamente cozido! Quando o arroz estiver no ponto, misture com carne moída e ofereça para seu cachorro em partes iguais, outras carnes cozidas como peito de frango ou coxa também podem ser oferecidas, mas lembre-se, nunca tempere as carnes e também nunca frite carnes para seu cachorro.

Arroz é bom para cachorro?

Arroz é bom para cachorro?

Cachorros podem comer arroz? A água do cozimento do arroz pode fazer bem para cães com enjoo

Eu particularmente sou uma grande fan da medicina alternativa chinesa. A água do cozimento do arroz é muito utilizada na medicina chinesa para tratar problemas de enjoo e estômago, tanto em pessoas como em animais debilitados. Você pode dar ao cão com problemas estomacais a água do cozimento do arroz em pequenas doses, oferecendo ao animal esta “água do arroz”, com uma colher. Este arroz deverá ser mais ensopado e poderá ser cozido com batata, cenoura, um pouco de sal e frango por exemplo. Outras misturas de legumes cozidos também podem ser testadas. O caldo do arroz fornece à cães debilitados um pouco de nutrientes e o amido pode ajudar a aliviar a sensação de enjoo.

Cachorros podem comer arroz? Atenção seu cachorro pode ser alérgico ao arroz

Às vezes, arroz serve como uma alternativa segura para cães com alergias a grãos, tais como o milho por exemplo, que também é bastante comum em muitos alimentos industrializados feito para cães. Enquanto a maioria dos cães não são alérgicas ao arroz, alguns animais podem desenvolver algum tipo de reação alérgica ao arroz. Os sintomas de um peludo alérgico ao arroz normalmente incluem coceira na pele, perda de pelagem, e até possíveis infecções de ouvido. Se você observar que seu cachorro pode ter algum tipo de reação alérgica ao arroz, pare imediatamente de alimentá-lo com arroz e leve-o ao veterinário imediatamente para um exame de rotina. Sempre que você estiver pensando em introduzir um novo alimento à dieta de seu peludo, nunca deixe de pesquisar bastante à respeito. Um boa dica é introduzir o alimento em porções pequenas a fim de observar como o organismo do seu cachorro reage a este novo alimento.

Saiba + Sobre dar arroz para cachorros

Cachorro pode comer isso?

Saiba + Sobre alimentação dos cães aqui no Blog do Cachorro

Receita de comida caseira para cachorro

Biscoito canino 10 receitas de biscoitos para cães

Cachorros podem beber leite?

Cachorros podem comer pasta de amendoim?

Coprofagia – Seu cachorro come fezes? Saiba como 

Por que cachorros comem grama?

Por que cachorros comem terra?

Cachorro pode comer chocolate?

Pão – Cachorro pode comer pão?

Dicas caseiras para tratar seu cachorro

Prisão de ventre – Constipação intestinal em cachorro

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Cachorro não pode comer – Alimentos que fazem mal para os cachorros

Receitas para cachorro doente

Meu cachorro dá trabalho para comer

Quantas vezes devo alimentar meu cachorro?

Os perigos da suplementação alimentar para cachorros

Os perigos da ração industrializada para cachorros

Comidas que cachorro não pode comer

 

 

Veja também no Blog do Cachorro:

Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro