Comportamento
fevereiro 1, 2015 postado por Li Kuvasz


Aprenda detectar sinas de doença no seu cão fazendo anamnese

Veja como detectar sinas de doença no seu cachorro e aprenda também como se faz anamnese em cães

Você sabe identificar quando o seu cachorro não esta bem de saúde?

Nós humanos reclamamos por qualquer motivo, uma leve dor de cabeça, enjoo, ou qualquer tipo de mal estar, diferente de nós os cães são bravos na dor, aguentam dores fortíssimas sem reclamar, então se notar alguma diferença nele, qualquer sinal que for, ligue o alerta e observe a qualquer sinal de falta de apetite,  canseira, febre, dor, indisposição, irritação, tosse, secreção ocular, nasal, genital, ouvidos e até mesmo na pele, observe também as mucosas se estão com a coloração normal ou amareladas e esbranquiçadas.

Por mais que tenhamos um grande amor pelos nossos cães, muitas vezes por ignorância deixamos passar um leve sintoma que poderá agravar o estado de saúde dele, e mais adiante, quando a doença já estiver mais grave é que perceberemos.

Você sabe o que é anamnese?

Você sabe o que é anamnese?

Vamos praticar anamnese em nossos cães? Você sabe o que é anamnese?

A anamnese é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença ou patologia. Em outras palavras, anamnese é uma entrevista que busca relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa doente. Ué, mas como vou entrevistar meu cachorro???

Em um cachorro a anamnese funciona diferente, você deverá tocá-lo em diversos locais para tentar descobrir alguma coisa, lembrar o que ele fez diferente, se comeu algo que não esta acostumado, passou por mudança de rotina, stress, tudo deve se lembrado e levado em consideração.

Podemos fazer uma anamnese de toque frequentemente em nossos cães, praticando se tornará um hábito, eles também se acostumam aos toques e entendem aquilo como um carinho.

Veja como você fazer uma anamnese em seu cachorro, lembre-se que este ato não substitui a consulta veterinária, esta deve ser realizada periodicamente conforme instrução do seu veterinário de confiança, mas este hábito levará você a detectar algo que possa ser muito importante, motivo de antecipação daquela visita rotineira à clínica veterinária.

Nem tudo você conseguirá fazer, mas o básico servirá de grande ajuda para salvar o seu amigo.

Como fazer anamnese em seu cachorro

Aprenda detectar sinas de doença no seu cachorro fazendo anamnese

Aprenda detectar sinas de doença no seu cachorro fazendo anamnese

  1.  Comece como se fosse procurar pulgas, abra os pelos com a mão e observe se tem algum prurido, descamação, odor,  vermelhidão, lesão, falhas, caroços (tumores) e até mesmo pulgas, carrapatos, bicheiras ou bernes;
  2.  Vá para orelhas e veja se tem algum tipo de odor, prurido, secreção, observe se ele reclama ou demonstra algum tipo de incomodo quando você mexe, se balança demais a cabeça, coça ou pende para os lados.
  3.  Observe a mucosa dos olhos ou gengivas, o que for mais fácil enxergar a coloração, pois alguns cães são difíceis de visualizar a cor das mucosas, se as mucosas estiverem com a coloração muito esbranquiçada, pode ser um indicativo de que algo está errado com seu mascote. Veja também, se há alguma secreção nos olhos, nariz e genitais.
  4.  Movimente as articulações dos braços e pernas delicadamente para perceber se ele sente alguma dor ao manuseá-las, veja se as unhas estão com crescimento normal, algumas doenças como a leishmaniose visceral canina, são detectadas através de sintomas como o crescimento excessivo das unhas. Observe se seu cachorro tem algum corpo estranho nas almofadas ou entre os dedos, apalpe o abdome a fim de procurar algum inchaço ou dor.
  5.  Verifique se as fezes estão firmes, pastosas ou líquidas, qual a coloração e odor, se está comendo como de costume, se tem vomitado com frequência.

 

Faça isto semanalmente ou quinzenalmente e sempre que notar algo diferente na rotina dele.

Marque na carteirinha de vacinação as datas da vermifugação, tratamento contra ectoparasita, cio e tudo que for possível, o controle de peso, ser for possível, é algo importante a anotar.

Muitas doenças possuem os sintomas muito parecidos, portanto, uma confirmação para qualquer doença que o seu amigo tenha apresentando sintomas, só poderá ser confirmada através de exames específicos para o qual se tem a suspeita.

Quando fizer a anamnese em seu cachorro, se pergunte o mesmo que o veterinário perguntaria.

  • As vacinas e controles de endoparasitas e ectoparasitas estão em dia?
  • Ele tem apetite?
  • Vomita?
  • Regurgita?
  • Bebe muita água?
  • Urina muitas vezes?
  • Sente dor ao urinar ou defecar?
  • Cansa-se atoa?
  • Esta triste?
  • O cio esta acontecendo em intervalos de 6 meses, tem algum histórico de gravidez psicológica?
  • Tem convulsão, desmaio, febre? Usou algum produto diferente no banho, canil ou pele?

 

Vamos praticar anamnese em nossos cães?

Vamos praticar anamnese em nossos cães?

Enfim, qualquer coisinha que pareça ser insignificante deve ser avaliada, o diagnóstico através de anamnese em humanos muitas vezes é algo complicado mesmo o paciente dizendo o que está sentindo o que se dirá então quando o paciente é de 4 patas, portanto, não esqueça nenhuma informação e se for preciso anote tudo quando leva-lo ao veterinário.

Os problemas mais frequentes que podem ser detectados através de anamnese são: alergia, problemas de pele, intoxicação, gastroenterite, erliquiose, piometra, verminose e giardíase. E em caso de fêmeas mais velhas, tumor de mama.

Lembre-se que seu cachorro te ama acima de tudo e merece além de carinho, atenção e cuidados com sua alimentação e saúde. Nunca deixe seu animalzinho passar frio, dormir fora de um abrigo do Sol e da chuva. Mantenha sempre água limpa à vontade e se preocupe com a qualidade de sua alimentação. Cães bem nutridos tem maiores chances de não desenvolver problemas de saúde.

Exercícios físicos são muito importantes para nós e isso não é diferente para nossos amiguinhos de quatro patas. Mantenha exercícios regulares com seu cachorro. Passeios de coleira, são uma oportunidade de fazer exercício de forma leve, aproveitando a companhia de seu peludo.

É muito importante que você desde muito cedo, seja um dono presente na vida do seu cachorro, muitas das doenças jamais chegariam a estados graves se o proprietário estivesse sempre atento ao comportamento e ao corpo de seu mascote, todo detalhe merece ser observado mesmo que os sinais sejam sinais sutis!

Saiba + Sobre como detectar sinas de doença no seu cão fazendo anamnese

Como seu cachorro pensa?

Como seu cachorro pensa?

Como seu cachorro pensa? – O mundo através dos olhos de seu cão Muitos de nós, proprietários apaixonados de cães, em algum momento de nossas vidas nos questionamos sobre como…

Comportamento compulsivo em cães

Comportamento compulsivo em cães

Comportamento compulsivo em cães – Pode ser derivado de fatores psicológicos, ambientais, alérgenos, parasitários, etc. A palavra compulsivo, descreve um desejo involuntário de fazer alguma coisa. Quando um cão apresenta…

Seu cachorro te respeita?

Seu cachorro te respeita?

COMO SABER SE SEU CACHORRO TE RESPEITA? APRENDA COMO FAZER SEU CACHORRO RESPEITAR VOCÊ Muita gente me pergunta sobre problemas de comportamento com seus cachorros. É natural que as pessoas que…

Aprenda detectar sinas de doença no seu cão fazendo anamnese

Aprenda detectar sinas de doença no seu cão fazendo anamnese

Veja como detectar sinas de doença no seu cachorro e aprenda também como se faz anamnese em cães Você sabe identificar quando o seu cachorro não esta bem de saúde?…

Cachorros diferentes, necessidades diferentes

Cachorros diferentes, necessidades diferentes

Quando pensamos em adquirir um novo mascote para levar para casa, muitas vezes deixamos passar despercebidas algumas das questões mais importantes para evitar problemas futuros. Os cães são muito diferentes…

 

Saiba + Sobre alimentação canina

Cachorro pode comer isso?

Saiba + Como cuidar de seu cachorro

Primeiros Socorros para cachorro – Basi-cão

Otite canina – sintomas, causas, diagnóstico, tratamento

Conjuntivite em cães – Saiba como tratar seu cachorro

Podemos pegar doenças dos cachorros?

Claudicação X piso liso X doenças ortopédicas em cachorro

Tipos de vacinas para cachorro

Gengivite em cães, mal hálito

Epilepsia e convulsão em cães

Como aumentar a imunidade do meu cachorro?

Doença do Carrapato – Erliquiose e Babesiose

Dermatite por lambedura, sintomas, diagnóstico e tratamento

Estamos vacinando em excesso nossos cães?

Pneumonia em cães

Bicheira – Saiba como prevenir e tratar a bicheira

Vacina para cachorro – Esquema de vacinas para cachorros filhotes

Leishmaniose Visceral Canina (Calazar)

Tireoide canina

Problemas de visão em cachorro

Como cuidar de um cachorro idoso

Massagem em cachorros

Adoção e posse responsável

Como faço para cruzar meu cachorro?

Como acabar com carrapatos?

Displasia coxofemoral em cães

Leptospirose canina – Entenda melhor a leptospirose

Raiva em cães – Raiva canina

Sarna demodécica – sarna negra (demodecicose)

Como tirar carrapatos do cachorro?

Cinomose, sintomas, diagnóstico e tratamento

Castração de cães – Prós e Contras

Rinite canina – O que você precisa saber?

Devo dar cálcio para o meu cachorro?

Castrar ou não castrar meu cachorro?

Esporte para cachorro – Qual é o ideal para o seu?

Prisão de ventre – Constipação intestinal em cachorro

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz