Alimentação
junho 21, 2013 postado por Ricardo Tamborini


Alimentos que fazem mal para cachorros

Dicas por Ricardo Tamborini - Alimentos que fazem mal para cachorros

Alimentos que fazem mal para cachorros - Não queremos que nada falte ao nosso fiel amigo de quatro patas, incluindo algumas guloseimas dadas enquanto estamos fazendo uma boquinha. Porém, embora uma pequena guloseima não faça mal aos cães de vez em quando, eles devem seguir uma alimentação saudável e adequada, onde não podem constar os seguintes alimentos, que cachorro não pode comer e podem apresentar riscos de saúde graves a eles.

Veja abaixo alguns alimentos que fazem mal para cachorros - Lista de alimentos perigosos e/ou tóxicos para cães:

Alimentos que fazem mal para cachorros

Alimentos que fazem mal para cachorros

Alimentos que fazem mal para cachorros

Chocolate: os cães – nem nenhum animal – deve comer chocolate, pois, embora seja uma doce tentação para os humanos, para os cães o chocolate torna-se venenoso, provocando sintomas tão preocupantes como: elevada temperatura corporal, sede anormal, agitação elevada, batimento cardíaco irregular ou mais acelerado, vômitos, tremores e convulsões.

Uvas e uvas passas: estes dois alimentos são proibidos para os cães porque afetam negativamente os rins. Se ingeridas, estejam atentos aos seguintes sinais: um cão letárgico, que bebe mais, urina mais e que vomita.

Pêssegos e ameixas: estas frutas não são alimentos indicados para cães devido principalmente ao seu caroço, pois, se for engolido não só pode obstruir os seus intestinos, como causar intoxicação/envenenamento por cianeto.

Abacate: contendo uma toxina chamada persin, o abacate causa danos ao nível do coração se ingerido por cães e os sinais de alerta resumam-se apenas a diarreia e vômitos, por isso, sejam vigilantes!

Nozes de macadâmia: se ingeridas por um cão, afetam negativamente o sistema nervoso e muscular, causando um aumento da temperatura corporal, tremores, fraqueza, letargia e vômitos.

Alho: extremamente prejudicial se for ingerido por um cão, o alho causa danos graves às células vermelhas o que, por sua vez, pode implicar uma anemia, fraqueza, vômitos e urina avermelhada por parte do cão afetado.

Massa de pão: por ainda se encontrar cru, o seu consumo pode causar envenenamento alcoólico num cão uma vez que a fermentação ocorre no trato digestivo. Estejam atentos se o cão apresentar vômitos, diarreia, distensão abdominal, letargia, desorientação, falta de coordenação motora, dificuldades respiratórias, convulsões, tremores e até estados de coma.

Cebola: o seu consumo por um cão pode revelar-se muito grave para o animal, uma vez que a cebola danifica as células vermelhas, provocando reações preocupantes como fraqueza, anemia, urina vermelha e vômitos.

Bebidas alcoólicas: nenhum cão ou outro animal de estimação deve estar exposto a bebidas alcoólicas, uma vez que o seu consumo provoca danos ao nível do sistema nervoso, o que se pode manifestar através de sintomas como: desorientação, letargia, falta de coordenação motora, diarreia, vômitos, dificuldades respiratórias, tremores, convulsões e até estados de coma.

Pastilha elástica: a pastilha elástica, nomeadamente aquela sem açúcar, contém xilitol que será extremamente perigoso para um cão se ingerido, uma vez que estimula a secreção de insulina o que, por sua vez, baixa os níveis de açúcar no sangue. O resultado? Um cão letárgico, sem coordenação motora, com convulsões, icterícia, vômitos e diarreia.

Ricardo Tamborini Fan Page

 

Leia mais sobre comidas que o cachorro não pode comer clicando aqui

Slideshow de fotos ilustrando alguns alimentos que seu cão nunca deve comer (texto em inglês)

Cachorro pode comer isso?

Saiba + Sobre cuidados com seu cão aqui no Blog do Cachorro

Síndrome da Ansiedade de Separação (SAS) em cães

Por que cachorros comem grama?

Conjuntivite em cães – Saiba como tratar seu cachorro

Conheça as raça de cães mais populares

Tudo sobre cuidados e saúde dos cachorros

Por que os cachorros comem terra?

Eca… Meu cachorro comeu cocô

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Cachorro pode comer chocolate?

Pão – Cachorro pode comer pão?

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Dicas caseiras para tratar seu cachorro

Cachorro não pode comer – Alimentos que fazem mal para os cachorros

Cachorros cavam – Mas porque os cachorros cavam?

Quantas vezes devo alimentar meu cachorro?

Meu cachorro dá trabalho para comer

Cachorros e bebês – Você tem um cachorro e um bebê em casa?

Envolvendo crianças nos cuidados com o cachorro

Dicas de convivência entre crianças e cachorros

Meu filho quer um cachorro… e agora?

Cachorro e gravidez, pode?

Guia de Raças



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Ricardo Tamborini - Adestrador e Especialista em Comportamento Canino

Ver artigos de Ricardo Tamborini