Curiosidades
novembro 24, 2013 postado por Li Kuvasz


Abandono de cães e maus tratos contra animais

Abandono de cães e maus tratos contra animais – O que você pode fazer para ajudar?

Infelizmente no Brasil há muitos casos de abandono de cães e maus tratos contra animais, para que isto seja mudado, há um longo caminho de conscientização a ser percorrido. Cachorros e quaisquer outros animais são seres vivos, que sofrem tudo que um ser humano também pode sofrer, dor, frio, fome, mas eles não sabem se defender, portanto, nós é que somos responsáveis por denunciar, abandono de cães e maus tratos contra animais é crime!

Mas antes de tudo, para evitar que mais um cão seja abandonado, antes de adquirirmos um cachorro, devemos nos fazer uma simples pergunta, serei capaz de cuidar em todas as situações de um cãozinho pelos próximos 15 anos ou mais?

Em caso positivo, a escolha é importantíssima para que não ocorram arrependimentos porque o cachorro cresceu demais, não cresceu o quanto queria, não se comporta como devia, etc, mas nada disto é desculpa para abandonar um cão. Neste caso a adoção de cachorros adultos é uma boa opção.

Abandono de cães e maus tratos contra animais

Abandono de cães e maus tratos contra animais – Veja aqui o que você pode fazer

Embora seja um absurdo,  abandono de cães e maus tratos contra animais são práticas comuns na história da humanidade. Frequentemente nos deparamos com situações de abandono de cães e maus tratos contra animais. E não é só em casa, lojas que abrigam animais em gaiolas minúsculas, sem qualquer condição de higiene, cães presos em correntes curtas o dia todo, proprietários que batem covardemente em seus cães ou os alimentam de forma precária, levando a morte por inanição.

Não bastasse isto, ainda encontramos animais vítimas de maus tratos em laboratórios, seja para a indústria de vestuário, cosmética e no entretenimento. Até mesmo em prol da medicina veterinária inúmeras universidades promovem atos completamente desumanos contra animais de rua que estão entregues a própria sorte.

Mas o que caracteriza maus tratos a um animal?

  • Abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar;
  • Manter preso permanentemente em correntes;
  • Manter em locais pequenos e anti-higiênico;
  • Não abrigar do sol, da chuva e do frio;
  • Deixar sem ventilação ou luz solar;
  • Não dar água e comida diariamente;
  • Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido;
  • Obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força;
  • Capturar animais silvestres;
  • Utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse;
  • Promover violência como rinhas de galo, farra-do-boi, etc.

 

Diante de uma situação de abandono de cães e maus tratos contra animais – O que fazer?

Qualquer ato de abandono de cães e maus tratos envolvendo um animal deverá ser denunciado na Delegacia de Polícia. Em casos de flagrante de maus-tratos ou que a vida do animal esteja em risco, acione imediatamente a Polícia pelo 190 e aguarde no local até que a situação esteja regularizada. A Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais) prevê os maus tratos como crime que comina as penas. O decreto 24645/34 determina quais atitudes podem ser consideradas como maus-tratos.

Tire fotos, pegue testemunha e tudo que puder comprovar os maus tratos. Não tenha medo. Denunciar é um ato de cidadania. Ameaça de envenenamentos, bem como envenenamentos de animais, também podem e devem ser denunciados.

Lei Federal 9.605/98 – dos Crimes Ambientais
Art. 32º

Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

Pena: detenção, de três meses a um ano, e multa.

§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

Uma prática comum em centros de zoonoses espalhados pelo Brasil são as famosas carrocinhas que recolhem os cães que são abatidos com injeção letal quando não reclamados. Em São Paulo foi sancionada uma lei em abril de 2008 que proíbe a eutanásia de animais em todos os municípios. As prefeituras é que devem promover ações de castrações e adoção de animais.

Mas são poucas as prefeituras que demonstram preocupação contra o abandono de cães e maus tratos contra animais e que têm promovido ações em prol da erradicação do abandono de cães e maus tratos contra animais, ficando esta missão, apenas nas mãos de ONGs e protetores de animais. Para diminuir os casos, a melhor ferramenta é a conscientização. Eu proponho conscientizar e divulgar, só assim teremos mais dignidade para estes seres que tanto sofrem nas mãos de pessoas e não sabem reclamar.

Saiba + Sobre Abandono de cães e maus tratos contra animais

ARCA BRASIL – Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal

A WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal

A APAA – Associação Paulista de Auxílio aos Animais

Veja + Como cuidar melhor de seu cachorro

Adoção e posse responsável

Você está preparado para ter um cachorro?

TESTE : Minha família está pronta para adotar um cachorro?

Banho – De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

Por que os cachorros latem?

Calor – Cuidados com os cachorros no verão

Tudo Sobre Comportamento Canino

Conheça as Raças de Cachorros Mais Populares

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz