Comportamento
março 15, 2015 postado por Blog do Cachorro


10 motivos para adotar um vira lata

10 motivos para adotar um cachorro vira lata

Você já pensou na possibilidade de adotar um animal carente?

Os popularmente conhecidos como cães vira-lata no Brasil e como cães rafeiro em Portugal, são animais sem raça definida, que são chamados desta maneira devido a grande incidência de animais nas ruas revirando latas de lixo para se alimentarem.

Atualmente existem mais de 37 mil animais abandonados em Portugal, e um número ainda mais impressionante no Brasil, cerca de 30 milhões de animais não domiciliados a espera de um lar. Nem todos os animais abandonados são vira latas ou sem raça definida. Muitos deles também são entrecruzamentos de cães de raça pura, cães mestiços.

10 motivos para adotar um vira lata

10 motivos para adotar um vira lata

A vida não é fácil para estes cachorros, muitos deles não vivem em abrigos e experimentam a dura realidade de vagar pelas ruas. Muitos destes cachorros abandonados já tiveram um lar. Estima-se que a cada 10 cães que vivem hoje nas ruas, aproximadamente 8 deles já tiveram uma família. Muitos cães são presenteados e não correspondem a expectativa de seus novos donos, outros são abandonados devido a falta de espaço, dinheiro e informação e a grande maioria dos vira latas no Brasil, não chega a um abrigo.

Se você é ou já foi proprietário de um cachorro, mais ainda não experimentou a alegria de adotar um vira-lata, quem sabe este não é um bom momento para viver esta experiência única? Ter um vira lata não se trata apenas de salvar uma vida canina, você e sua família também irão vivenciar experiências maravilhosas através deste processo.

Cães vira latas são especialmente inspiradores e irão ensinar de forma despretensiosa muitas lições de vida e amor para as pessoas que conviverem ao seu lado.

Uma das características mais notáveis de um cachorro vira lata é a sua variedade. Você irá encontrar cães vira latas de todos os tamanhos formas e pelagens e terá em casa um exemplar com uma beleza única, só você terá um cachorro como o seu. Outra característica do vira lata é seu caráter singular e uma gratidão tão honesta que fazem você se sentir de fato especial. Por isso, se você está pensando em ter um cãozinho, seja ele um novo amigo, ou um primeiro amor e tem dúvidas se deve ter um cachorro de raça pura ou optar por um cachorro vira lata, reunimos aqui 10 razões para adotar um vira lata. Depois de ler este artigo é só se preparar para fazer uma visita a um abrigo de animais e render-se aos encantos da convivência com um cachorro vira lata.

1. Adotar um cachorro vira lata é uma forma de ajudar outro ser vivo e fazer algo de bom que irá ajudar o planeta!

10 motivos para adotar um vira lata

10 motivos para adotar um vira lata

10 Motivos para adotar um vira-lata

Quando você adota um animal de um abrigo, estará possibilitando que um novo cachorro tenha uma oportunidade de morar neste abrigo e ser adotado também. Não deixa de ser um tipo de reciclagem ambiental. Além disso é fácil, além de ser algo que trará inúmeros benefícios para você e sua família, e também é uma maneira de demonstrar que você é um ser humanos consciente e com esta atitude nobre está beneficiando não apenas ao seu novo melhor amigo. Mas também inspirando pessoas a fazer o mesmo que você!

2. A adoção impede que um animal idoso seja sacrificado

10 Motivos para adotar um vira-lata

Infelizmente, independente de quão dedicados sejam os profissionais e cuidadores de animais que trabalham e são responsáveis pela manutenção e manejo dos abrigos, não é nada incomum que um número significativo de cães idosos, que ainda poderiam viver por alguns anos, tenham que ser sacrificados em abrigos de animais em todo o mundo. Isso ocorre devido a perda da qualidade de vida que é algo natural, que chega com a idade. O tratamento para que estes cães consigam viver com dignidade é muito dispendioso e falta muito espaço para tantos animais abandonados. Por isso eles acabam sofrendo as consequências da má sorte de não terem tido uma família para cuidar deles. Ao adotar um cão de um abrigo, você está fazendo a sua parte para ajudar a acabar com a população de animais abandonados.

3. Adotar um vira lata é gratificante

10 Motivos para adotar um vira-lata

Adoção não é apenas a coisa certa a fazer, mas também é uma coisa muito legal. Um animal adotado saberá reconhecer seu gesto e fará tudo para lhe agradar.Você terá um companheiro devotado que ira viver para te ver feliz e será feliz pois ganhou o melhor de todos os presentes. Você!

4. Adotar um vira lata não custa quase nada

10 Motivos para adotar um vira-lata

Se você está pensando em adquirir um cachorro, é preciso entender que esta é uma responsabilidade para toda a vida, e que junto do cachorro virão  algumas despesas regulares em seu orçamento doméstico. Se você opta por uma adoção, certamente estará economizando o valor inicial com seu animal de estimação. Você terá apenas que se preocupar com a alimentação e dependendo da idade do cachorro, se ainda for filhote, com algumas doses de vacina. É sempre recomendado, assim que levar para casa seu novo amigo, que você agende uma visita ao veterinário para ver se ele está bem de saúde, programar vacinas e receber instruções sobre quantidade de alimentação, vermifugação, castração, banhos e demais cuidados que você terá com seu mascote.

5. Adotar um vira lata acaba com a solidão

10 motivos para adotar um vira lata

10 motivos para adotar um vira lata

10 Motivos para adotar um vira-lata

Todo mundo, lá no fundo, deseja ter alguém para amar, não é verdade? E lógico que é imprescindível que este alguém corresponda a este amor. Para qualquer pessoa que já tenha sofrido as dores de um afeto não correspondido, ter um cachorro vira lata é certeza de que você vivenciará um amor verdadeiro e correspondido. Cães são capazes de amar de uma forma pura e honesta. este é certamente um dos melhores amores do mundo. cães amam de forma incondicional. Não criticam você, não se queixam de horários, não ficam aborrecidos se você um dia atrasar o jantar. Te escutam e confortam sempre que você estiver precisando de um ombro amigo. E estão sempre por perto dizendo de todas as formas algo que pode ser traduzido por “Eu amo você”.

6. Um cachorro vira lata é mais resistente

10 Motivos para adotar um vira-lata

Muitos estudos já comprovaram que cães vira latas possuem uma vantagem com relação a resistência física, necessitando menos de tratamentos veterinários do que cães de raça pura. Isso ocorre devido ao fato de que animais sem raça definida tem menor incidência de parentesco entre eles. Cães híbridos tem menos probabilidade de ter deficiências genéticas comuns aos cães de raça pura. Alguns estudos realizados por universidades veterinárias ao redor do mundo, compararam cães vira latas e cães de raça pura, chegando a conclusão que de forma geral é seguro afirmar que cães híbridos tendem a ter maior longevidade, se comparados a cães de raça pura, chegado a viver em média 1 ano e 8 meses a mais, comparando animais que vivem em mesmas condições.

7. Você pode adotar um vira lata adulto

10 Motivos para adotar um vira lata

Muitas pessoas relutam em ter um cãozinho em casa, pois eles são muito agitados, demandam muito cuidado e acabam fazendo com que você fique sem tempo livre, alterando consideravelmente sua rotina. Filhotes novinhos de fato, dão trabalho, podem acabar roendo os móveis pois os dentinhos estão nascendo, precisam aprender fazer xixi e cocô no lugar certo, aprender sobre os comandos básicos de obediência e apesar de ser uma delícia, para certas famílias acaba sendo algo que impossibilita ter um cão em suas casas. Quando optamos pela adoção de um cachorro vira lata, é possível pular esta etapa e ainda assim você terá uma ligação muito grande com seu novo mascote. Nos abrigos, você poderá escolher entre um número bem expressivo de animais de diversos portes e idades, e certamente irá encontrar um que se encaixará perfeitamente em seu estilo de vida.

 8. Você também pode prever como um vira lata irá ficar depois de adulto

10 Motivos para adotar um vira lata

Muitos proprietários optam pela aquisição de cães de raça pura pois esta é a melhor forma de se determinar previamente como o animal vai ficar depois de adulto, desde o tamanho, cor e tipo de pelagem até suas cara características de temperamento. No entanto, muitos cães vira latas que estão disponíveis para adoção já passaram da primeira fase de filhote. Esses animais, já apresentam características físico-comportamentais mais definidas, o que ajuda os futuros proprietários a prever como o cão vai ser depois de totalmente adulto. Com relação a esta questão, basta que o proprietário escolha um cão um pouco mais velho, com pelo menos 6 meses de vida.

9. Adotar um cachorro vira lata demonstra que você é uma pessoa sensível

10 Motivos para adotar um vira-lata

Apenas pessoas com um grande coração, que valorizam a vida, tem a grandiosidade de optar em ter em sua casa um animal de estimação de origem desconhecida, afinal é comum que a grande maioria das pessoas opte pela segurança de escolher um animal de raça pura que terá uma personalidade mais previsível. Na verdade, é claro que não há nada de errado em optar por se adquirir um cãozinho de raça pura, afinal cada raça de cachorro tem suas particularidades e distinções que, muitas vezes o proprietário busca em um novo companheiro. Todavia, os animais sem raça definida podem apresentar ainda uma grande aventura e são capazes de proporcionar tanto carinho e companheirismo como qualquer outro animal.

10. Adotar um vira lata é uma maneira de ter um cachorro com estilo único

10 Motivos para adotar um vira-lata

As pessoas andando nas ruas com seus pets, estão sempre sendo rotuladas de acordo com a característica da raça de seus cães, como se esta fosse uma maneira de definir suas personalidades. Quem tem um cachorro vira lata não pode ser rotulado por ninguém de acordo com a raça de seu cachorro. E o melhor de tudo é que há um número infinito de vira latas para escolher e este cachorro será exclusivamente seu, terá uma aparência e um estilo só dele.

Veja + motivos para adotar um vira lata aqui no Blog do Cachorro

Cachorros de raça pura

Cachorros de raça pura

Cachorros de raça – Qual a sua opinião? Quase todo dia me deparo com debates sobre a criação de cachorros de raça pura e confesso não compreender o porque tanta divergência de…

Adoção e posse responsável

Adoção e posse responsável

Papo com a Veterinária – Adoção e posse responsável O que as pessoas compreendem por adoção e posse responsável? Outro dia, estava no meu carro, e eu ouvi no rádio uma…

Apresentando o segundo cachorro ao seu pet

Apresentando o segundo cachorro ao seu pet

O segundo cachorro da casa – A apresentação Como apresentar meu filhote ao meu cachorro? Se você optou em adquirir cães de sexos opostos e idades diferentes, com uma diferença superior…

Abandono de cães e maus tratos contra animais

Abandono de cães e maus tratos contra animais

Abandono de cães e maus tratos contra animais – O que você pode fazer para ajudar? Infelizmente no Brasil há muitos casos de abandono de cães e maus tratos contra animais, para…

O cachorro sente as mesmas coisas que você

O cachorro sente as mesmas coisas que você

Seu cachorro sente as mesmas coisas que você? Seu cachorro, um reflexo de você Você sabia que seu cachorro é um reflexo de você? Vamos falar um pouco a respeito da ligação…

Saiba + Tudo sobre cachorros

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Como os cães sabem que estamos falando com eles?

Seu cachorro te respeita?

Gengivite em cães, mal hálito

Raiva em cães – Raiva canina

Identificando sinais de ansiedade em cães

Hipertermia em cães

Comportamento compulsivo em cães

Artrite e osteoartrite em cães – Remédios naturais

Você prefere cachorros ou gatos?

Displasia coxofemoral em cães

Medo e agressividade em cães

História e Evolução das Raças Caninas

Adestramento de cães – Adestre você mesmo seu pet

Como faço para levar meu cachorro a uma exposição de beleza?

Como os cachorros enxergam?

Leishmaniose Visceral Canina (Calazar)

Cachorros são capazes de amar?

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro