Raças
janeiro 9, 2013 postado por Blog do Cachorro


10 Cachorros para apartamento

Antes de prosseguir com a escolha de seu novo cachorro observe alguns conselhos importantes para quem deseja ter cachorros em apartamento

Hoje em dia muitas pessoas que sempre viveram em casas e são apaixonadas por cachorros, acabam mudando para apartamentos e sentem muito a falta de um cachorro em suas vidas, outras pessoas nunca tiveram um cãozinho por achar impossível adequar suas vidas a um animal de estimação, por estes e outros motivos, elaboramos uma lista de sugestões com algumas raças de cachorros que são mais adequadas do que outras para viver em um ambiente interno e sem muito espaço. É claro que todo cachorro irá necessitar de exercícios físicos e caminhadas diárias, o que também costuma contribuir e muito para saúde do proprietário, pois o cachorro será um companheiro para as caminhadas.

Tenha em mente ao escolher seu novo cachorro que alguns pontos importantes deverão ser considerados para que ele adapte-se muito melhor a vida em apartamento.

Desde filhote, você deverá preocupar-se com a socialização do cachorro, para isso comece a fazer um adestramento básico de obediência assim que possível, cães com 3 meses completos já estão aptos a assimilar comandos, principalmente se as aulas forem ministradas pelo proprietário. Também é interessante ressaltar que cães não poderão em hipótese nenhuma sair às ruas antes do termino da última dose de vacina.

Quando o filhote é educado de forma correta, a tendência é que ele tenha um comportamento equilibrado e desta maneira você dificilmente terá problemas comportamentais e consequentemente seu cachorro não perturbara os vizinhos.

Muitos condomínios são extremamente severos com o comportamento dos cachorros, portanto, esteja muito consciente desde o primeiro momento, antes mesmo de levar um filhote para sua casa, de quais serão suas novas responsabilidades com esta vida que será colocada sob sua custódia. Cães não são descartáveis e abandono não é uma opção aceitável. Inúmeros cachorros são abandonados por seus donos diariamente em ONGS espalhadas pelo país, devido a problemas comportamentais associados a intolerância de leis de condomínios. Normalmente, os problemas de comportamento em cachorros, ocorrem devido a inexperiência e desinformação de proprietários de primeira viajem, que deixam seus cachorros horas solitários no apartamento, causando traumas como por exemplo a síndrome da ansiedade da separação. Estes comportamentos afloram pois as pessoas não adestram seus filhotes prematuramente, causando comportamentos equivocados por parte do cachorro, muitos tutores ainda, mimam excessivamente seus cães, fazendo com que os cachorros sintam-se na obrigação de liderar a matilha, pois eles confundem o excesso de carinho com fraqueza e isso resulta em agressividade e um péssimo comportamento por parte do cachorro e por aí vai… Portanto sugiro que você estude bastante antes de adquirir um cachorro, não existe nada melhor do que ter um companheiro ao seu lado, a final, cachorro é tudo de bom, mas antes, você precisa estar preparado para a chegada deste novo membro em sua família.

Cachorros para apartamento
Os cachorros da foto são bons para viver em apartamento?

Se você mora em apartamento e não consegue se decidir qual a raça de cachorro é mais indicada para você, confira a seguir uma lista com 10 raças que se adaptam bem em ambientes menores.

10 Cachorros para Apartamento

Algumas raças de cachorros costumam se adaptar melhor do que outras em apartamento, principalmente em função de tamanho, temperamento e necessidade de desempenhar atividade física. Confira abaixo algumas das melhores raças de cachorros para apartamentos, considerados os que mais se adaptam a viver em ambientes menores.

Cachorros para apartamento

Pug

O Pug é um cachorro pequeno, muito distinto e com uma aparência única. Adora ficar no colo, tem uma pele solta enrugada, focinho curto e olha para nós com seus característicos olhos esbugalhados. O focinho curto dos pugs, tornam sua respiração mais difícil em dias quentes, recomenda-se que fiquem em ambientes com ar condicionado em dias muito quentes. E se adaptam perfeitamente como cachorros para apartamento.

 

 

Cachorros para apartamento

Poodle

É um cão de vários tamanhos, com uma pelagem encaracolada que não cai muito, mas cresce bastante. É um cachorro inteligente, e por muitos motivos é considerado a muito tempo um perfeito cachorro para apartamento. Constantemente alerta e ativo, harmoniosamente construído, dando uma impressão de elegância e orgulho. O poodle é conhecido pela sua lealdade, inteligência e capacidade de aprender.

 

 

Cachorros para apartamento

Maltês

O Maltês é um lindo cão de pequeno porte, é um ótimo cachorro para apartamento, com corpo alongado, coberto por uma pelagem branca muito longa. Seus olhos são bem abertos, com expressão viva e atenta. Ele é muito elegante, distinto e orgulhoso. O maltês é um cão alegre, afetuoso, muito dócil e muito fácil de ensinar. Outra característica legal para apartamento é que ele quase não tem cheiro de cachorro.

 

 

Cachorros para apartamento

Bichon Frisé

O Bichon Frisé é um cão alegre, sensível, simpático, brincalhão e carinhoso. Graças ao seu tamanho compacto ele se enquadra perfeitamente na categoria de cachorro para apartamento. Ele adora companhia e exige muito de nossa atenção. O Bichon Frise tem uma pelagem fina, sedosa, com cachos soltos. O Bichon Frisé é originário do Mediterrâneo é um cão alegre e brincalhão, com um andar animado, ama atividade e requer exercício regular.

 

 

Cachorros para apartamento

Yorkshire Terrier

Yorkies são lindos e afetuosos, e tem longos pelos macios. São facilmente adaptáveis ​​a todos os ambientes, por isso sempre foram tidos como cachorros para apartamento. Eles adoram viajar, o que os torna animais de estimação adequados para muitos lares. Devido ao seu pequeno tamanho, eles exigem um exercício limitado, mas precisam de interação diária com as pessoas da casa. Sua pelagem longa requer escovação regular.

 

 

Cachorros para apartamento

Lhasa Apso

O Lhasa Apso é um cachorro de origem tibetana. Eram criados como cães de guarda “indoor” por centenas de anos. O que lhes qualifica para o título de cachorros para apartamento. São desconfiados com estranhos, de modo que a socialização precoce é fundamental. Eles são mais adequados para famílias de adultos ou crianças mais velhas. Gosta de caminhadas regulares e da presença dos donos.

 

 

Cachorros para apartamento

Shar Pei

Uma raça inteligente mas muitas vezes teimosa. Para se tornar um proprietário de um Shar Pei você deve fazer uma análise cuidadosa. Eles são brilhantes e aprendem rapidamente, mas a educação inicial e socialização precoce são muito importantes, assim como também os exercícios diários. Shar Peis são cães limpos, calmos e afetuosos. E por isso são perfeitos cachorros para apartamento.

 

 

Cachorros para apartamento

Shih Tzu

O Shih Tzu é um cachorro pequeno, muito engraçadinho é um companheiro para todas as horas,  um animal de estimação por excelência, sempre animado, atento, amigável e confiante com todo mundo. Ele requer um exercício mínimo, mas sua pelagem longa e luxuosa precisa de escovação diária e manutenção, se preferir, pode manter o shih tzu tosado como o pelo dos filhotes. Mais um cachorrinho que preenche todos os atributos necessários para ser classificado em nossa lista de cachorros para apartamento.

 

 

Cachorros para apartamento

Pastor de Shetland

Shelties amam suas famílias, mas podem ser reservados no primeiro contato com estranhos. Os shetlands são muito ativos, companheiros e brincalhões e adoram ser ‘babás’ das crianças. Como um cão de pastoreio, os shetlands podem estar inclinados a fazer a guarda e dar o alarme. Adaptam-se a muitos estilos de vida muitos se tiver a dose correta de exercício. Eles se adaptam muito bem como cachorros para apartamento.

 

 

Cachorros para apartamento

West Highland White Terrier 

O Westie ama estar rodeado de pessoas e é uma ótima aquisição para qualquer família carinhosa. O Westie é devotado, muito feliz e fiel. É também é um companheiro de viagem maravilhoso, devido ao seu tamanho pequeno. São muito famosos como cachorros para apartamento. Seus pelos são uma combinação de um sub pelo macio e denso e pelo exterior mais”áspero”. Uma escovação diária e tosa regular é necessário.

 

 

Saiba+ Sobre Cachorros em Apartamento

Como ter um cachorro em apartamento – texto em espanhol

As 10 melhores raças de cachorros para apartamento – texto em espanhol

As 10 raças de cães preferidas pelos moradores de cidades – texto em Inglês

As 10 melhores raças de cães para apartamentos e lugares pequenos – texto em inglês

Fonte: Blog Guia de Raças

Veja + Como cuidar melhor de seu cachorro

Banho – De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

Calor – Cuidados com os cachorros no verão

Adoção e posse responsável

Cachorro grande pode viver em Apartamento?

Comandos Básicos de Obediência Parte I – Guia Prático

Guia para aquisição de um filhote saudável – Parte I

Conheça as raça de cachorros mais populares do mundo

A incrível inteligência canina – A genialidade dos cachorros

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro